Connect with us

portal Condeúba

Bauru e Marília

Produtores de ovos de Bastos relatam morte de mais de 30 mil galinhas por causa do calor

Avicultores estimam que a produção deve cair em 30% e preço do produto deve subir. Bastos tem a maior produção de ovos do estado

As altas temperaturas registradas nos últimos dias têm provocado a morte de mais de 30 mil galinhas em Bastos (SP), cidade que tem a maior produção de ovos do estado de São Paulo.

Em uma das granjas do município, que tem um plantel de 800 mil aves, produtores relataram que 30 mil morreram por causa do calor. Em outra, de 35 mil, pelo menos 5 mil galinhas perderam a vida para as altas temperaturas.

Os avicultores disseram que nunca viram um calor tão forte que durou por tanto tempo na cidade. De acordo com o Inmet, Bastos registrou temperaturas acima de 40ºC nesta semana, chegando a atingir 41,4ºC neste sábado (3). Além disso, a umidade relativa do ar está complicada, ficando abaixo de 9% em alguns momentos.

Por causa disso, os produtores relataram que as galinhas estão se alimentando menos e bebendo mais água, o que faz elas botarem ovos menores e em menos quantidade. A estimativa é de que 30% da produção deve cair por conta disso.

Bastos tem a maior produção de ovos do estado de SP (Foto: TV TEM/Reprodução)
Bastos tem a maior produção de ovos do estado de SP (Foto: TV TEM/Reprodução)

As granjas de Bastos comandam 36% da produção do estado, segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Com a produção menor, os produtores informaram que o preço do produto deve subir nos próximos dias.

Para tentar amenizar o calor e, consequentemente, o prejuízo, os avicultores estão jogando água com um produto à base de eucalipto nas galinhas.

Produtores de ovos de Bastos jogam água e produto à base de eucalipto nas galinhas para amenizar calor (Foto: TV TEM/Reprodução)
Produtores de ovos de Bastos jogam água e produto à base de eucalipto nas galinhas para amenizar calor (Foto: TV TEM/Reprodução)

fonte:ssisnews

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Bauru e Marília

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba