Connect with us

portal Condeúba

Guajérú

Guajeru: Macaco da espécie Guariba é abatido e morto por cachorros na região do Humaitá

Um fato inusitado e também muito triste foi registrado na manhã da última terça-feira (26) na região do Humaitá, zona rural do município de Guajeru, sudoeste da Bahia. Um macaco da espécie Guariba (Allouata Caraya), um macho adulto, foi abatido e morto por cães em uma propriedade.

Segundo o morador ele nunca tinha visto um animal dessa espécie na região e achou o fato “curioso”. O macaco foi encontrado no meio do capim já bastante ferido e acabou não resistindo. O morador acredita que ele buscava se alimentar em uma plantação de bananas próximo ao local.

Macaco Guariba (Allouata Caraya).

O Informe Cidade conversou com o Biólogo e Especialista em Biodiversidade do Semiárido, Jackson Ministro, formado em Biologia pela UNEB/Caetité. Segundo Ministro essa espécie é bastante comum nas regiões de Caatinga embora não sejam muito vista pelos humanos por terem como habitat áreas de mata e viverem a maior parte do tempo nas copas das árvores.

Sobre o fato de ter sido abatido pelos cães, Jackson destacou que realmente é algo pouco comum de acontecer. “Nessas descidas que esse animal dá em busca de alimentos, por falta de recursos nas copas das árvores, eles podem ser surpreendidos. Quando estão no chão eles são mais vulneráveis porque não é o ambiente de maior destreza deles.” Ressalta.

Segundo o Biólogo, os Guaribas são macacos extremamente dóceis, herbívoros e só atacam quando são ameaçados. Esta espécie também é conhecida como Bugio, sendo uma das maiores do Brasil, medindo em média 60cm.

Fonte: Informe Cidade

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Guajérú

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba