Connect with us

portal Condeúba

Infraestrutura

Em funcionamento, Usina Hidrelétrica Jirau reforça sistema elétrico do País

Aneel autorizou acionamento das últimas unidades geradoras da empresa. Usina tem capacidade para fornecer energia elétrica suficiente para cerca de seis milhões de habitantes

A Usina Hidrelétrica Jirau está completamente concluída e passa a reforçar a segurança energética do País. A UHE obteve, a partir desta quarta-feira (23), a liberação comercial de suas últimas unidades geradoras.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o funcionamento dessas últimas máquinas, que correspondem às unidades geradoras 46 a 49. Com isso, 300 MW foram adicionados ao Sistema Elétrico Brasileiro (SIN). A medida consta no Despacho ANEEL nº 3.032/2016.

A usina faz parte do complexo de geração do Rio Madeira em Porto Velho (RO), junto à Usina Hidrelétrica Santo Antônio, e teve sua energia vendida nos Leilões A-5/2008 e A-3/2011, realizados respectivamente em 19 de maio de 2008 e 17 de agosto de 2011, dos quais o Consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR) foi o vencedor.

O empreendimento possui em seu projeto 50 turbinas do tipo bulbo, totalizando 3.750 Megawatts de capacidade instalada. A implantação do empreendimento faz parte de um conjunto de obras planejadas, para dotar o País de infraestrutura de energia elétrica necessária, para permitir o desenvolvimento com maior segurança.

A UHE Jirau tem capacidade para fornecer energia elétrica suficiente para cerca de seis milhões de habitantes. Além de levar eletricidade ao Sistema Interligado Nacional, a usina abastece também o Sistema Acre-Rondônia.

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do MME

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Infraestrutura

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba