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FEIRA DE SANTANA

Definido novo valor da tarifa de ônibus de Feira de Santana

A definição da nova tarifa ocorreu na tarde desta quarta-feira (13) durante reunião do Conselho Municipal de Transportes (CMT).

A tarifa de ônibus de Feira de Santana que atualmente é R$ 2,70 passará para R$3,10, o que representa um reajuste de 14,81. A definição da nova tarifa ocorreu na tarde desta quarta-feira (13) durante reunião do Conselho Municipal de Transportes (CMT). A data para início da cobrança do novo preço ainda não foi divulgada.

A reunião foi fechada, com a participação apenas da imprensa, de dois estudantes, que não fazem parte do conselho, mas que foi permitida a participação deles, e de um cadeirante. Além disso, o controle de acesso a sala de licitações, que fica no prédio da secretaria de Administração, foi feito pela guarda municipal. Três viaturas da Rondesp permaneceram no pátio do prédio, mas não houve tumulto.

A prefeitura tinha apresentado uma proposta em torno de 18%, que se fosse aprovada a passagem passaria para R$ 3,18. Já a proposta das empresas São João e Rosa elevaria a tarifa para R$ 3,20. A proposta que elevou a tarifa para R$ 3,10 foi apresentada pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana Marcelo Alexandrino.

“A gente percebe que a atual tarifa é R$ 2,70 e aumentar para R$ 3,20, significa um aumento de 18,51%, o que é muito alto. Sabemos que há uma inflação de 10,71%, teve aumento de combustível e foi informado claramente que há uma fórmula nacional para se calcular a tarifa e que deve ser respeitada. Mas é difícil a população absorver um aumento superior a 18%”, afirmou.


O advogado Carlos Daniel Rolfsen, que esteve representando as empresas São João e Rosa informou que a definição dessa tarifa não era o que esperavam as empresas.

“Esse valor de R$ 3,20 estava previsto no edital de concorrência pública. Quando as empresas vieram para Feira de Santana se comprometendo a fazer os investimentos, estavam levando em conta que teriam a remuneração prevista no edital”, disse. Ele disse que ainda não sabe que tipo de impacto esse valor vai causar aos custos das empresas. Segundo ele, só depois de alguns meses de operacionalidade será possível perceber.

O secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, não concorda com a opinião do advogado. “O preço de R$ 3,10 remunera o sistema. Até 2015 existia um carregamento médio de um milhão e setecentos mil passageiros. Quando fizemos a tarifa, que foi licitada para R$ 2,85, nós fizemos uma projeção para um carregamento de dois milhões, quatrocentos e cinquenta mil passageiros por mês e essa foi a remuneração que prevíamos”, relatou.

Na opinião do secretário, se as duas empresas tiverem eficiência e qualidade e aumentar a demanda de passageiros, a tendência é que a tarifa fique ainda mais barata.

O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Pedro Boaventura, avaliou que a definição da nova tarifa foi uma demonstração de bom senso de todas as pessoas envolvidas nesse processo. Ele lembrou que os índices não são criados pela prefeitura. São índices oficiais e que seguem alguns critérios.


“Provando a lisura de todo o processo, coloquei em votação as três propostas discutidas, a da prefeitura, a das empresas e a da Associação Comercial, que foi a vencedora. Nada tenho a me opor, vou levar ao conhecimento do prefeito e cabe a ele a decisão final”, afirmou Pedro Boaventura. Ele disse ainda que o novo valor da tarifa de R$ 3,10 ainda não tem data para o início da cobrança, mas garantiu que não entrará em vigor antes que a nova frota de ônibus esteja circulando na cidade.

Fotos e informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

fonte:acordacidade.com.br/

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