Connect with us

portal Condeúba

Bahia

Voluntários do Sertão atendem mais de 20 mil pessoas em Santa Cruz Cabrália

Aos 75 anos de idade, Perovina Cardoso dos Santos, moradora de Coroa, distrito de Santa Cruz Cabrália, no extremo sul baiano, é uma das 1.500 pessoas beneficiadas com a cirurgia de catarata, na 16ª edição dos Voluntários do Sertão, iniciativa apoiada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Pouco antes de entrar no centro cirúrgico para a realização do procedimento, ela demonstrava a confiança em voltar a enxergar. As operações foram iniciadas na última segunda-feira (18) e seguem até esta quinta (21).

A cirurgia de catarata faz parte do atendimento médico e odontológico oferecido a mais de 20 mil pessoas no decorrer desta semana. O titular da Sesab, Fábio Vilas-Boas, conferiu de perto os procedimentos. “É uma ação impressionante, que movimenta 700 voluntários. Essa edição tem um foco especial na comunidade indígena da Bahia, com a presença de 55 aldeias oriundas de 11 municípios”.

Consultas, exames e cirurgias

voluntarios do sertao em cabralia (2)

De acordo com o idealizador do projeto Voluntários do Sertão, Doriedson Pereira, 20 carretas são utilizadas para os atendimentos em odontologia, oftalmologia, realização de densitometria óssea, eletrocardiograma, ultrassonografia, exames de mamografia, raio-x, além de procedimentos cirúrgicos diversos.

A expectativa é que até sexta (22), a ação contemple 35 mil pessoas e sejam feitas mais de 500 cirurgias diversas – vasectomia, laqueadura e hérnia -, além de procedimentos dermatológicos para retirada de cistos e sinais. Conforme a estimativa, devem ser realizadas até o final da edição três mil consultas médicas e 14 mil outros atendimentos.

A ação envolve o trabalho de 102 médicos nas áreas de pediatria, ginecologia, psiquiatria, otorrinolaringologia, cardiologia, gastroenterologia, anestesia, cirurgia geral, urologia, dermatologia, clínica geral. Também participam da equipe profissionais de psicologia, nutrição e odontólogos.

Saúde Sem Fronteiras

Em Paulo Afonso, município do Vale do São Francisco, a 400 quilômetros de Salvador, a população também é beneficiada com atendimentos oftalmológicos e cirurgias de catarata. A iniciativa é da Sesab por meio do programa Saúde Sem Fronteiras – Oftalmologia. Até esta quinta, a projeção é que cinco mil pessoas tenham sido atendidas.

Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Bahia

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba