Connect with us

Portal Condeúba

Internacional

videomostra:Embaixador russo é morto a tiros na Turquia

Diplomata foi atacado quando inaugurava exposição de fotos em Ancara

O embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov, foi morto na segunda-feira em Ancara por um pistoleiro que afirmava se vingar por Aleppo. O agressor, turco, disparou contra o diplomata enquanto este inaugurava uma exposição fotográfica em um bairro central da capital turca. Moscou confirmou a ação, que classificou de um “atentado terrorista”. O suposto agressor, que agiu sozinho, foi “neutralizado” pela polícia no mesmo edifício.

 

“Deus é grande! Deus é grande! Morremos em Aleppo, você vão morrer aqui! Mataram pessoas inocentes em Aleppo e na Síria”, gritou o atirador enquanto disparava um total de oito tiros, primeiro para o ar e, em seguida, em Karlov; duas outras pessoas ficaram feridas, de acordo com a mídia local. Nos vídeos do ataque, o agressor aparece bem atrás do diplomata, vestido de terno e gravata preta, o que sugeriu a alguns participantes que se tratava de um guarda-costas.

Sua identidade foi logo revelada pelo prefeito de Ancara: é um jovem de 22 anos, procedente de Aydin (noroeste da Turquia), que servia desde 2014 na Polícia de Ancara e atualmente estava fora de serviço da unidade antimotim. Testemunhas concordam que ele agiu sozinho e sabia que não iria sair vivo do prédio. Exceto o grito de “Deus é grande”, feito em árabe, pronunciou seu discurso em turco e, como sinal claro, levantou o dedo índice de sua mão esquerda enquanto ainda segurava a arma com a mão direita, mostrando sua fé islâmica. O jovem foi “neutralizado” — segundo outras fontes, “eliminado” – pela polícia, de acordo com a agência Anadolu, que não deu mais detalhes.

O atentado ocorreu em uma conhecida galeria do bairro de Cankaya, onde a maioria das embaixadas estrangeiras está localizada. As autoridades turcas deram ordens de reforçar a segurança em torno da embaixada russa em Ancara, levando em conta que na última semana ocorreram grandes manifestações nos consulados da Rússia e do Irã jurando vingança por Aleppo. Moscou e Teerã apoiam o regime do presidente Bashar al-Assad na guerra síria.

Moscou exigiu que Ancara tomasse todas as medidas necessárias para garantir a segurança da embaixada, informou em uma mensagem ao vivo pela televisão a porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Maria Zakharova, que confirmou a morte do embaixador. Karlov, de 62 anos, tinha estudado no Instituto de Relações Internacionais de Moscou e havia sido embaixador na Coreia do Sul de 2001 a 2006.

O atentado contra Karlov teria como principal objetivo prejudicar as relações entre Turquia e Rússia, de acordo com alguns observadores e o prefeito de Ancara, ao afirmar que a intenção era “arruinar” os vínculos entre os dois países, que passaram por altos e baixos nos últimos anos. Retomada em meados do ano, Moscou e Ancara tinham praticamente rompido as relações após a derrubada de um caça russo por aviões de combate turcos em novembro de 2015. A Rússia introduziu sanções econômicas contra Ancara, afetando as importações de frutas e vegetais turcos, além do turismo, já sofrendo bastante pela sucessão de atentados sangrentos que atingiram a Turquia este ano. Foi precisamente Karlov, à frente da Embaixada, desde 2013, que precisou enfrentar essa crise e normalizar as relações. Como “um golpe pelas costas”, assim classificou Vladimir Avatkov, diretor do Centro de Pesquisa Oriental e Diplomacia Pública, considerando que o atentado ocorreu em um momento muito delicado, no qual Moscou e Ancara estavam mantendo conversas importantes sobre questões bilaterais e sobre a situação na Síria.

fonte:elpais.com/

Continue Reading
You may also like...

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

More in Internacional

To Top