Connect with us

Portal Condeúba

Tremedal

Tremedal: evento marca o “Dia Mundial do Coração”

No próximo dia 29 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração, campanha criada no ano 2000 pela World Heart Federation (WHF), com a finalidade de alertar as pessoas sobre a importância de manter uma boa saúde do coração. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, “cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem IAM- infarto agudo do miocárdio, que acaba sendo fatal para 30% deles”. Para marcar a importância dessa campanha, a Prefeitura de Tremedal promoveu, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação da Assistência Farmacêutica, uma programação toda especial. A secretária municipal de Saúde, Tatiana Leite, informou que diversas atividades aconteceram durante o evento realizado na última quinta-feira (27), a exemplo de aferição de pressão arterial e de glicemia capilar e orientações para controle de pressão arterial e diabetes. “Durante essa ação, alertamos a população informando que a melhor forma de evitar doenças cardiovasculares é abandonar o sedentarismo, tabagismo e iniciar atividade física, conforme orientação médica, entre outros”.
O evento teve como objetivo mostrar à população a importância do acompanhamento da pressão e glicemia, principalmente pelo fato de hoje grande parte da população ser hipertensa e diabética e muitos não conhecerem as complicações que podem surgir do mau acompanhamento. Segundo o coordenador da Assistência Farmacêutica do município, Rafael Luiz Araújo Rodrigues, foram realizados mais de 160 atendimentos entre aferição de pressão, glicemia e orientação sobre uso correto dos medicamentos.
A atividade marcou o Dia Mundial do Coração, mas Rafael Rodrigues lembra que a Prefeitura de Tremedal mantém diversos programas e serviços para auxiliar a população principalmente hipertensa e diabética. “No município, contamos com o Hiper Dia nas Unidades Básicas de Saúde e na Farmácia Básica; os pacientes diabéticos recebem o aparelho a fita e as lancetas para acompanhamento em casa, e ainda recebem orientações e cuidados. Os pacientes são acompanhados por mim e quando vejo alguma intervenção que possa ser feita entro em contato com o médico e encaminhamos da melhor maneira”.

fonte:expressaobahia

Continue Reading
You may also like...

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

More in Tremedal

To Top