Connect with us

portal Condeúba

Bahia

Temperaturas devem cair em Vitória da Conquista e Guanambi a partir desta segunda

Enquanto as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país ainda sentem os efeitos de uma massa de ar polar, o tempo começa a mudar em todo o Centro-Sul Baiano e parte do Norte de Minas Gerais a partir desta segunda-feira (24).

Os modelos meteorológicos apontam que uma zona de alta pressão atmosférica começa a ganhar força no oceano atlântico no decorrer desta semana. Este sistema atmosférico impulsiona os ventos alísios de sudeste que nesta época do ano ainda estão frios, fazendo com essas correntes de vento ao se deslocar e alcançar a costa leste da Bahia amenize as temperaturas durante as madrugadas no estado.

Os institutos meteorológicos estão apreensivos com a possível formação de um ciclone subtropical entre as costas do Sudeste e Nordeste do país, de acordo com as projeções dos modelos meteorológicos, o ciclone está se formando na costa da Bahia, a atuação desse sistema de baixa pressão trará ventos fortes e mar bastante revolto nos litorais sul da Bahia e Espírito Santo com rajadas de ventos que podem ultrapassar os 70km/h. Também deve chover de forma significativa em toda essa faixa. Em toda a faixa litorânea da Bahia, a previsão é de que chova pelo menos 40 mm no decorrer da semana.

Em Vitória da Conquista, depois de duas semanas com o frio característico um pouco mais brando, os termômetros devem voltar a registrar mínimas na casa de 12ºC entre terça (25) e quarta-feira (26).

Agosto começou com frio intenso na cidade localizada a 900 metros de altitude, com termômetros registrando mínimas próximas de 10ºC e as máximas sempre abaixo dos 20°. Tudo isso acompanhado de ventos e garoa constantes.  No entanto, nas semanas seguintes o frio continuou, porém com menos intensidade.

As mínimas dos últimos 15 dias variaram entre 14 e 18ºC, e as máximas chegaram a passar dos 25ºC em alguns dias.

A partir da próxima sexta-feira (28), a tendência é de que o frio volte a dar uma trégua na cidade e as temperaturas voltem a subir. A menor temperatura do ano foi registrada no dia 29 de março, antes do início do inverno. Na ocasião, o termômetro da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizado no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), registrou redondos 10°C.

Temperaturas podem chegar a 10ºC em alguns municípios da região – Fonte: Windy

fonte:agenciasertao

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Bahia

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba