Connect with us

Portal Condeúba

Bahia

Sudoeste Rastreamento do câncer de mama acontecerá em Tremedal e mais três cidades

Unidades móveis da ação Saúde sem Fronteiras vão estacionar nos municípios de Anagé, Belo Campo, Tremedal e Presidente Jânio Quadros, neste mês de março, para dar prosseguimento ao Rastreamento do Câncer de Mama que a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) realiza em todo o estado. Essas localidades estão incluídas na agenda de março por solicitação dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), em atenção às lideranças locais.

O primeiro município a ser visitado é o de Presidente Jânio Quadros, de 09 a 15 de março, seguido de Anagé, de 16 a 23. Em Belo Campo, o rastreamento ocorrerá de 19 a 27 e em Tremedal de 26 de março a 04 de abril. O atendimento é destinado às mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, aptas a realizar mamografia, exame que detecta precocemente o câncer de mama. Para serem atendidas, as candidatas à realização do exame devem levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e o comprovante de residência. O exame é realizado em uma unidade móvel, que estará estacionada em locais definidos, no período da 7 às 18h.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico, será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

O Saúde sem Fronteiras é um programa da Sesab que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.

Fonte: Assessora de Comunicação – Mandatos dos Deputados Waldenor Pereira

Continue Reading
You may also like...

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Bahia

To Top