Connect with us

Portal Condeúba

Tremedal

Secretária de Saúde faz avaliação da Campanha Outubro Rosa em Tremedal

Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Tremedal, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as atividades em prol da campanha Outubro Rosa, criada no Brasil na década de 90 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Todos os anos, o Outubro Rosa é destaque com o intuito de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Durante os eventos do Outubro Rosa, o prefeito Márcio Ferraz entregou veículos e equipamentos para diversas Unidades de Saúde Básica

Durante os eventos do Outubro Rosa, o prefeito Márcio Ferraz entregou veículos e equipamentos para diversas Unidades de Saúde Básica

Durante este mês em Tremedal foram realizadas diversas caravanas na sede e nos povoados Lagoa Preta, São Felipe, Furado da Cancela e São João dos Britos, levando rodas de conversa sobre o câncer de mama, reforçando a importância da prevenção e do autoexame, além de outros serviços de saúde como testes rápidos, aferição de pressão, glicemia, cortes de cabelo, limpeza de pele.

8d523726-d4d4-4426-975d-169adac4386b

“A ideia principal desta campanha é chamar a atenção da comunidade, reforçar os atendimentos e mostrar a importância do processo de prevenção. Intensificar a discussão sobre a saúde da mulher, um tema tão importante como esse, é essencial para que este público possa adquirir os hábitos de autocuidado e de procurar os serviços de saúde regularmente para avaliação médica”, destacou a secretária municipal de Saúde, Tatiana Leite.

Durante os eventos, o prefeito Márcio Ferraz esteve nas comunidades onde entregou veículos e equipamentos à população em prol da melhoria da saúde daqueles locais. Na comunidade de São Felipe, Márcio Ferraz entregou 01 ambulância e 01 Fiat Uno e novos equipamentos para a Unida Básica de Saúde; na Lagoa Preta, foi entregue 01 ambulância e o povoado de Furado da Cancela foi contemplado com novos equipamentos. “Temos prestado atendimento para quem precisa e queremos mais. Por isso, sem dúvidas, esses investimentos que entregamos ás comunidades irão agilizar a prestação de serviços na área da saúde, promovendo melhorias e fortalecendo as estratégias de cobertura em saúde”.

58937023-2326-4bad-929a-eddf89b995f1

Saiba Mais

O Câncer

O câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres brasileiras. Se diagnosticado e tratado em fase inicial, as chances de cura chegam a 95%.

A herança genética, a obesidade, o álcool, o fumo e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama.

Todas as mulheres, que se identificam ou não com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescência, algumas recomendações, como fazer visitas anuais ao ginecologista, fazer o autoexame uma vez por mês e submeter-se ao exame de mamografia após os 40 anos.

3833d40c-a2f1-412b-8a65-a323c43e72bd

 Autoexame da mama

O autoexame da mama é uma forma de cuidar e conhecer o corpo. Deve ser feito por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. Em qualquer alteração (nódulo, retração ou coloração na pele na mama) a mulher deve procurar uma unidade de saúde.

fonte:expressaobahia

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

More in Tremedal

To Top