Connect with us

portal Condeúba

Bahia

Secretaria de Agricultura de Malhada de Pedras realiza primeiro encontro de Carros de Boi.

Foi realizado na manhã deste último sábado (15) em Malhada de Pedras, o 1º desfile de Carros de Boi.

O CARRO DE BOI é um dos meios de transporte mais antigos da humanidade. Muito conhecido por chineses, egípcios, indianos e europeus de modo geral, ele chega ao Brasil com os primeiros colonizadores portugueses e logo ganha importância para a economia local. Por vários anos, foi o mais importante transporte de carga e de pessoas, além de ter sido indispensável nos engenhos de cana-de-açúcar do Nordeste.

O carro de boi só perdeu sua primazia na economia brasileira alguns séculos depois, mas ainda hoje seu canto (som que sai do contato entre o eixo e as rodas) é ouvido na zona rural de muitas cidades brasileiras, principalmente as nordestinas. Em Malhada de Pedras, o carro de boi ainda é um meio de transporte muito importante para a economia e está viva na cultura popular. E com a intenção de resgatar essa tradição que é símbolo da cultura camponesa e manter viva a mesma, dezenas de carreiros do município de Malhada de Pedras e da região circunvizinhas, compareceram para prestigiar o tradicional evento. O “canto” dos carros de boi foi um show a parte, principalmente para as novas gerações presentes no Festival.

O cantar dos carros passou pelas principais ruas e avenidas de Malhada de Pedras, e em todas elas, era notório a aglomeração de dezenas de pessoas, que prestigiaram e aplaudiram o desfile.

”Pretendemos manter a nossa tradição que é muito antiga. Não podemos deixar de resgatar essa cultura, pois Malhada de Pedras foi criada assim”, comenta a prefeita Terezinha que também desfilou em um dos carros de boi. ( foto abaixo)

 

Para os demais que também fizeram uso da palavra, ”Projetos como este dão um retorno palpável para a sociedade, embeleza a cidade e valoriza a cultura”.
O Malhada Acontece esteve presente e parabeniza aos organizadores do desfile pelo belíssimo espetáculo, onde resgata a tradição do Homem do campo, pois o barulho charmoso das rodas dos carros de boi que percorrem as principais ruas da cidade, anunciaram que a tradição ainda permanece viva no coração do povo malhada pedrense.       fonte:malhadaacontece
Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Bahia

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba