Connect with us

portal Condeúba

Recursos do FGTS aplicados em ações de estatais também poderão ser sacados

Nos anos 2000, trabalhadores puderam aplicar parte do seu FGTS em ações da Petrobras e da Vale

Quem aplicou recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em ações da Vale e da Petrobras também poderá sacar o benefício. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais (Ambima), 61 mil pessoas tinham recursos aplicados nesses fundos em dezembro de 2016.

O investimento do FGTS nessas ações era permitido nos anos 2000. Atualmente, a aplicação dos recursos do fundo em ações dessas empresas, chamados de Fundos Mútuos de Privatização (FMP), não é mais permitida. Isso, no entanto, não impede o trabalhador de sacar o dinheiro, caso a conta tenha ficado inativa até 31 de dezembro de 2015.

Nestes casos, dentro da data estabelecida pelo cronograma para o pagamento das contas inativas, o trabalhador solicitará o saque do FGTS. Segundo a Caixa, o valor de FMP será automaticamente liberado para resgate na instituição administradora que ele escolheu, à época, para realizar a aplicação nas ações.

Feito isso, o trabalhador deve se dirigir até a administradora e solicitar a baixa da aplicação, se for de seu interesse, e efetuar o saque.

Na avaliação de economistas, a retirada desses recursos é vantajosa para quem precisa acertar dívidas em atrasos. Outra opção, é aplicar o dinheiro em investimentos com menos risco como o Tesouro Direito.

O trabalhador pode consultar se tem contas inativas do FGTS pelo site especial da caixa Econômica Federal. O saldo também pode ser consultado pelo aplicativo FGTS Trabalhador, disponível gratuitamente para smartphones e tablets nos sistemas Android, iOS (da Apple) e Windows Phone.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Caixa 

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba