Connect with us

portal Condeúba

Bahia

Parceria da COOTRAF com o SEBRAE promove em Caculé Seminário sobre cultivo intensivo da palma

Um Evento reúne produtores rurais, agricultores familiares e representantes de pelo menos 16 municípios. Foto: Aloísio Costa.

Seminário realizado nesta quinta-feira (31) no Cine Teatro Engenheiro Dórea em Caculé, promovido pela COOTRAF – Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar em parceria com o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, discutiu o tem: “A tecnologia do cultivo intensivo de palma (TCIP) aplicada em pequenas propriedades rurais do semiárido brasileiro”, apresentado pelo Engenheiro Agrônomo Paulo Suassuna, consultor do SEBRAE e especialista no cultivo de palma há mais de 20 anos.

O evento reuniu produtores rurais e agricultores familiares de Caculé e cidades circunvizinhas a exemplo de Licínio de Almeida, Condeúba, Guajeru, Ibiassucê, Malhada de Pedras e Rio do Antônio, totalizando 16 municípios. Também estiveram presentes no Seminário representantes de governo, representes de entidades de classe, alunos da EFA – Escola Família Agrícola e do curso de Meio Ambiente do CETEP/Caculé – Centro Territorial de Educação Profissional, sindicatos e associações.

Paulo Suassuna destaca o aumento da produtividade com a implantação da Tecnologia de Cultivo Intensivo de Palma. Foto: Aloísio Costa.

O Agrônomo Paulo Suassuna, que desde 1994 se dedica ao estudo da palma, disse, em declaração ao Informe Cidade, que ao longo desse tempo desenvolveu um modelo tecnológico de produção denominado TCIP – Tecnologia de Cultivo Intensivo de Palma, que tem como objetivo otimizar a produção, principalmente, em pequenas propriedades. “Esse modelo tecnológico de produção confere uma produtividade de 10 a 12 vezes maior que as obtidas com o sistema tradicional. Hoje no Brasil temos um problema fundiário muito grande porque a maioria das propriedades são formadas por pequenos módulos rurais de 10 hectares a baixo. O nosso grande desafio aqui é fazer com que uma propriedade rural, situada em plena região semiárida do Brasil, possa garantir a subsistência daquela família que tem como fonte de sobrevivência a palma, sobretudo quando cultivada no sistema intensivo”, esclarece.

O Seminário foi dividido em dois momentos, sendo a parte da manhã dedicada ao conteúdo teórico passados aos presentes por Paulo Suassuna que falou um pouco sobre o desenvolvimento das tecnologias de produção por ele implantadas eu outras regiões e as mudanças que ocorreram a partir de então com a otimização e consequente aumento da produtividade. “Nós produtores precisamos nos sustentar no tripé do ‘PRO’ = PROpriedade, PROduto e PROdução. É preciso deixar de sermos somente consumidores e nos tronar produtores de verdade. E todos aqui têm condições pra isso”, enfatiza Suassuna. A parte da tarde ficou reservada à atividade prática onde foram feitas demonstrações do manejo e plantio da palma forrageira e esclarecidas as dúvidas e questionamentos dos produtores.

Parceria da COOTRAF com o SEBRAE promove em Caculé seminário sobre cultivo intensivo da palma. Foto: Aloísio Costa

Para a agricultora Vanessa Rodrigues, presidente da Associação de Produtores Rurais da Fazenda Grama, município de Rio do Antônio, “a participação no Seminário teve uma importância enorme porque ele abrange muito conhecimento e quando você adquire conhecimento vai tendo mais ganhos, mais passibilidades de crescer e melhorar sua produção”, ressalta. Segundo Vanessa, os produtores que fazem parte da associação que ela representa já trabalham com a produção intensiva de palma, embora ainda exista também a produção tradicional.

Edgar Filho – Presidente da COOTRAF. Foto: Aloísio Costa.

Em seu discurso o presidente da COOTRAF, Edgar Filho, agradeceu a presença e colaboração de todos na realização do evento e destacou: “A COOTRAF hoje está presente em 52 municípios do estado da Bahia, presente em três frentes: assistência técnica, acesso à água e desenvolvimento rural sustentável. O Objetivo da COOTRAF é promover uma melhor qualidade de vida ao agricultor e agricultora familiar. Por isso eu queria fazer um agradecimento muito especial a cada agricultor e agricultora que tá aqui.”   fonte:informecidade

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Bahia

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba