Connect with us

portal Condeúba

Brasil

O Autor na Praça celebra 18 anos com Frei Betto, Evanize Sydow e Américo Freire

O Autor na Praça celebra 18 anos com programação especial no mês de maio, iniciando com Frei Betto, acompanhado de Evanize Sydow e Américo Freire, autores de sua biografia, que tem o prefácio de Fidel Castro.
Neste sábado, 6 de maio, às 15h, no Espaço Plínio Marcos (Tenda na Feira de Artes, da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros – SP) – Grátis

Frei Beto                                                                                          Capa
O Autor na Praça celebra 18 anos – começou em 1º de maio de 1999 com Plínio Marcos. Para comemorar a maioridade do projeto vamos realizar eventos especiais durante o mês de maio (programação no final deste release). Nosso primeiro convidado é Frei Betto, acompanhado da jornalista Evanize Sydow e do historiador Américo Freire, autores de sua biografia, que traz o prefácio de Fidel Castro e texto de orelha de Fernando de Morais. Será no dia 6 de maio, no Espaço Plínio Marcos (tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros – SP), com leituras e dedicatórias no livro. Participações especiais: Kiko Barros (filho de Plínio Marcos) e o cartunista Junior Lopes realizando caricaturas. O evento faz parte das comemorações dos 30 anos da Feira de Artes da Praça Benedito Calixto. Mais informações abaixo.
Sobre o livro “Frei Betto – Biografia” – O livro conta as diversas histórias que marcam a vida de Frei Betto, em que a religião, o Amor, a política e a militância se articulam para criar uma sociedade democrática e plural, que acolha todos os cidadãos. Desde seu nascimento em uma tradicional família mineira, a Teologia da Libertação, a Ação Libertadora Nacional, a prisão durante a ditadura militar, a participação na criação de movimentos populares, a literatura e os prêmios, a proximidade com Lula, o trabalho nos países socialistas, principalmente em Cuba, os gestos de solidariedade pessoais e públicos, entre tantos acontecimentos que têm tornado Frei Betto um homem admirável. Com depoimentos de escritores, como Luiz Ruffato e Raduan Nassar, e personalidades como o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Perez Esquivel e o arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, “Frei Betto – Biografia” revela o significado histórico da vida e do trabalho desse personagem que fez da religião, da política, da literatura e da militância instrumentos para a criação de uma sociedade democrática e plural, que possa acolher todos os cidadãos e diminuir as desigualdades sociais no mundo.

Depoimentos para o livro:

“Frei Betto é um dos homens mais inteligentes que conheço. Tem qualidades muito próprias: consegue defender suas posições com convicção e determinação ao lado de uma enorme capacidade de reunir pessoas, mundos, projetos diferentes.” (Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo).

“Uma amizade construída faz anos por antípodas: Frei Betto com seu fervor re­ligioso e um desprovido de fé. A diferença em nada impediu o afeto e a conver­gência do nosso modo de perceber o desvairado mundo que está aí, cabendo ao ativo dominicano uma inquietude no que escreve. Acompanho de perto sua opção pelos pobres, os humilhados e ofendidos, que clamam por justiça e solidariedade, causas a que Frei Betto tem dedicado sua vida.” (Raduan Nassar, escritor).

“Frei Betto é alma comovente de integridade e entrega à sua convicção. É um apoio à resistência, pela salvação da alma, em meio à emergência da vida comum. Ele é a memória de que, na mesa de jantar, no almoço entre amigos, no plantio do umbigo da minha filha no jardim de rosas da Pampulha, no meu casamento com o Nando, no grupo de oração, na luta pela democracia e justiça, no trabalho e na arte, estamos a serviço do Sagrado em cada gesto singelo do cotidiano. Ele é compromisso com a verdade, com a integridade, com o Amor.” (Letícia Sabatella, atriz e militante de direitos humanos).

“Frei Betto é muito fraterno, muito amigo, uma pessoa com quem você pode con­tar na dificuldade. Não é à toa que ele é frei. Várias vezes eu chamei Frei Betto não para resolver problemas meus, pessoais, mas para ajudar pessoas que pre­cisavam, que estavam passando por algum aperto existencial ou religioso. E ele foi sempre solícito, generoso. Não me lembro de o Frei Betto dizer não. Sempre disponível e sempre de bom humor. Ele tem prazer em ser solidário.” (Chico Buarque, compositor e escritor).

“Frei Betto é um dos profetas de nosso tempo que nos faz sonhar com um mundo melhor e transformar esse sonho em realidade.” (Adolfo Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz).

Sobre os autores:

AMÉRICO FREIRE é historiador, doutor em História Social, professor do CPDOC/FGV, pesquisador do CNPq e autor dos livros Uma capital para a República, Sinais trocados: o Rio de Janeiro e a República brasileira, entre outros. Organizou, com Jorge Ferreira, A razão indignada: Leonel Brizola em dois tempos (Civilização Brasileira, 2016).

EVANIZE SYDOW é jornalista, mestre em História e autora da biografia Dom Paulo Evaristo Arns, um homem amado e perseguido. É consultora especializada nas temáticas ligadas aos direitos humanos.

Serviço:
O Autor na Praça celebra 18 anos recebendo Frei Betto, Evanize Sydow e Américo Freire.
Dia 6 de maio, sábado, das 15h às 18h, no Espaço Plínio Marcos (Tenda na Feira de Artes, da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros – SP) – Grátis (Evento em espaço aberto ao público)
Informações: Edson Lima – 3739 0208 / 95786 5577. Realização: Edson Lima & AAPBC Apoio: Max Design e O Cantinho Português (Barraca de comida portuguesa na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto). Parceria: TV ASSIM.
Assessoria de Imprensa: Manu Vergamini – manuvergamini@gmail.com.

Próximos convidados no mês de Maio:

Dia 13 – Oswaldo Mendes com a biografia de Plínio Marcos e Regina Echeverria com as biografias de Elis Regina e Princesa Isabel.
Dia 20 – Ignácio de Loyola Brandão, Mouzar Benedito, Neuza Pinheiro e Paulo Lima.
Dia 27 – Nomes dos convidados a confirmar.

fonte:folhadecondeuba

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Brasil

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba