Connect with us

portal Condeúba

Presidência da República

Números demonstram grandiosidade da integração que levará água para o sertão

Com 86,3% das obras concluídas, a transposição do rio São Francisco tem 477 kms de extensão nos seus dois eixos (Leste e Norte). O mais importante, além do fato de gerar trabalho para os moradores da região, é garantir acesso à água para 12 milhões de pessoas sem prejudicar a vazão do rio. Nada menos do que 390 municípios serão beneficiados, nos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

A grandiosidade da obra, que a presidenta Dilma Rousseff visitará nesta sexta-feira (6) para conhecer a Estação de Bombeamento EBI-2 do Eixo Norte, abrange 13 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios e nove subestações de 230 quilowatts, além de 270 quilômetros de linhas de transmissão de alta tensão. Haverá ainda quatro túneis. Com 15 km de extensão, o ‘Cuncas 1′ é o maior túnel para transportar água da América Latina.

Além do consumo humano, indústrias, empreendimentos agrícolas e a indústria do turismo se beneficiarão da obra. A vazão do Rio São Francisco, tão fundamental para a vida dos que vivem às suas margens, não será prejudicada. Cálculos dos engenheiros demonstram que, a cada litro de água despejado no mar pelo ‘Velho Chico’ por segundo, serão desviadas “duas colheres de sopa”, mais especificamente, 26,4 metros cúbicos), mesmo em períodos de seca extrema. Caso a vazão aumente será possível captar 127 metros cúbicos.

A transposição do São Francisco emprega 10.346 pessoas, utilizando 3.909 equipamentos. Serão beneficiadas 294 comunidades rurais e a previsão de conclusão é para dezembro deste ano

fonte:http://blog.planalto.gov.br/

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Presidência da República

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba