Connect with us

portal Condeúba

Mortugaba

MORTUGABA —- Mutirão contra o mosquito aedes aegypti acontece hoje em Mortugaba e em Brumado agentes utilizam pequeno peixe para comer as larvas dos mosquitos .

A Coordenação da Vigilância Epidemiológica de Mortugaba , realiza hoje no município um mutirão em combate ao mosquito aedes aegypti, o mosquito é responsável além da Dengue de transmitir o zika vírus . Os agentes de endemias devem intensificar os trabalhos de vistoria de possíveis focos do mosquito, como pneus, pratinhos de plantas e outros recipientes que podem acumular água. A população é convocada a colaborar fazendo sua parte na prevenção a esse mosquito. Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Jessica Pinheiro ,em 2013 Mortugaba teve 14 casos de dengue registrados, mas alertou para a confirmação de zica vírus em cidades já bem próximas a nossa .
Segundo o site Brumado Notícias , na cidade de Brumado agentes de endemias estão utilizando uma espécie de peixe conhecido no agreste do Pernambuco como Guppy para combater o mosquito. É um peixe pequeno, que se alimenta de 100% das larvas que surgem nos reservatórios. Ele também é conhecido como “chupa pedra” por trabalhar limpando as bordas das caixas de alvenaria, comendo qualquer substância orgânica que encontrar pela frente. O peixe é forte e resiste a água clorada e com baixa salinidade, além de se reproduzir rápido – uma fêmea pode produzir até 100 filhotes por mês, segundo dados coletados pelos agentes. reportagem feita por reporte do  portal condeúba de noticias Max Dayan

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Mortugaba

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba