Connect with us

portal Condeúba

Bahia

Morro de Chapéu VOCÊ SABIA ?

Segundo o livro Jacaraci Cidade da Areia Branca, de Elton Soares, o Morro de Chapéu que fica localizado na cidade de Jacaraci no sudoeste da Bahia e que é um dos mais altos do estado com cerca de 1.500 metros de altitude, em relação ao nível do mar, teria recebido a sua primeira visita em 1554 por uma expedição formada por portugueses , na expedição comandada por Francisco Bruza Espinosa e pelo padre João Azpilcueta Navarro, a” hipótese é que o acesso pode ter sido pelo Espigão , estrada que liga o povoado de São José à atual cidade de Espinosa. A intenção era mapear locais com metais preciosos .No Morro de chapéu existiam lavras de ouro por exemplo , a chamada “Lavra Velha ” mede , aproximadamente 30 mil metros quadrados por 50 de profundidade. “Certamente , o local foi escavado por escravos trazidos pelos marotos, nome como ficaram conhecidos os colonizadores portugueses na localidade” .
No morro nascem um dos rios mais importantes da Bahia , o Rio Gavião e nasce também o Rio Verde que segue o seu curso para Minas Gerais .
O município de Jacaraci fez parte do segundo maior latifúndio do Brasil colonial e pertenceu à enorme Fazenda da Casa da Ponte
( PRESERVE O MORRO , PRESERVE NOSSA NATUREZA )

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Bahia

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba