Connect with us

Portal Condeúba

Jacaraci:

Jacaraci: Escola Anísio Teixeira 1937 – 2019

Jacaraci perde parte de sua história

Quem conheceu a Praça da Bandeira, anos atrás, há de sentir a falta daquele prédio bonito, dominando a paisagem, com ‘ares de grandeza’. Inaugurada em 05/05/1937 a Escolas Reunidas de Jacaraci (nome original) foi um marco na história do município. Esteve presente durante anos e anos na vida do jacaraciense. Dividia espaço com o Parque Duque de Caxias principal área verde da cidade – hoje terrivelmente desmatada – chamando atenção de todos pela má conservação do imóvel. ‘Deteriorado’ no exato sentido da palavra. Não havia placa indicando ‘risco de desabamento’ conforme determina a Defesa Civil.

Laudo técnico? Se existe está guardado e muito bem guardado, fora das vistas do cidadão/contribuinte, que precisava ter conhecimento do fato através de CONSULTA PÚBLICA: líderes de associação e/ou bairro, sindicalistas, professores, pastores, moradores antigos do lugar, enfim, população em geral. O lindo casarão foi sacrificado no primeiro semestre deste ano. Veio abaixo! A máquina retroscavadeira em menos de 40min derrubou o que sobrava da velha construção ainda com chances de ampla reforma. O poder público municipal sem nenhuma razão aceitável para colocar em prática esse ATO MEDONHO demoliu a unidade escolar que ela mesma (gestão atual) fez questão de fechar suas portas.

Qual motivo? Trazer ‘coisa nova’ para a cidade, ‘varrendo’ essa grande obra que é uma página dourada nos anais da história local. A cultura é jogada fora, como algo imprestável e sem valor, qual ‘par de sandálias’ já gastas de tanto se usar, ainda com a ‘correia quebrada’ ficando difícil colocá – las nos pés.

O prédio de época carecia de TOMBAMENTO a fim de conservar a estrutura física e receber, de tempos em tempos, possíveis reparos como tampamento de goteiras, pintura, troca de lâmpadas, recolocada do piso, etc.. Isso, é claro, por meio de crédito extraordinário (verba) acumulado pelo ente público.

A prefeitura deve se ‘mexer’ para tratar de assuntos dessa natureza. É dever do município zelar de seus pontos históricos, inclusive firmando parcerias público – privado para auxiliá – lo nessa boa tarefa. As novas gerações somente hão de ver a Escola Anísio Teixeira onde seus pais e/ou familiares estudaram através de fotos. ‘Meras imagens do passado’. Uma lacuna que nunca há de ser preenchida!!

fonte:ddez

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Jacaraci:

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba