Connect with us

portal Condeúba

Vitória da Conquista

HOMEM MORRE APÓS TER MAL SÚBITO EM ACADEMIA

Um homem conhecido por Vanilson morreu por volta das 18h30 desta quarta-feira, 14, após ter um mal súbito enquanto fazia exercícios físicos numa academia na Av. Frei Benjamim, em Vitória da Conquista.morto

Vanilson fazia atividade física na esteira quando teria passado mal. O Samu 192 foi acionado e realizou todos os procedimentos necessários de reanimação, mas ele acabou morrendo dentro ainda no interior da ambulância.

 

Mal súbito pode ocorrer em pessoas com qualquer idade

Ao contrário do que muitos acreditam, o mal súbito pode resultar do excesso de atividade física. É o que explica o cardiologista Celso Salgado de Melo. “Como o coração é um músculo, ele normalmente cresce com a aceleração dos batimentos cardíacos durante a atividade física intensa e exagerada. “Processos inflamatórios, alterações degenerativas, doenças congênitas ou infecciosas, miocardites por bactérias e vírus, anemia falciforme, intoxicações, reflexos nervosos são fatores”, afirma.

Entre outras causas estão hemorragia cerebral, causada geralmente por aneurismas congênitos, dilatações anormais das artérias cerebrais, que se rompem; trauma violento no tórax devido a pancada brusca, por exemplo, em volante do automóvel durante acidentes, coices de animais e quedas. “Também são frequentes as mortes súbitas ligadas ao uso de drogas ilícitas, como cocaína, crack, heroína ou ecstasy ou mesmo as lícitas, estimulantes como efedrina e anfetamina, diuréticos, álcool e anabolizantes. Mesmo medicamentos considerados inocentes, como descongestionantes nasais, os usados para emagrecer, os que atuam no sistema nervoso central, estimulantes cerebrais ou antidepressivos, antibióticos ou alguns medicamentos para tratar doenças cardíacas podem provocar arritmias graves e por vezes fatais”, explica Celso Salgado.

Um coração doente poderá apresentar arritmia fatal quando exposto a esforços exagerados, a medicamentos ou drogas. “O efeito tóxico dessas drogas sobre o coração, acrescido do esforço resultante da atividade física, como a dança, por exemplo, podem levar à morte. A arritmia fatal está ainda associada a esforços extremos, mas tudo depende do condicionamento físico de quem pratica a atividade e da presença ou não de uma doença de base. Uma pessoa doente do coração, ao se submeter a um esforço exagerado, pode vir a morrer durante o ato sexual, por exemplo. Daí a importância do check-up regular”, alerta.

O médico explica que o exercício físico regular previne doenças cardíacas, já que melhora o condicionamento físico. Além disso, controla doenças como hipertensão, pois melhora a circulação sanguínea e a irrigação de todo o organismo por oxigênio, bem como previne o diabetes, em razão de aumentar a sensibilidade à insulina. Por outro lado, o médico explica que existe risco de morte súbita durante ou após a atividade física quando ela é feita sem o devido acompanhamento profissional. * jmonline  {por blitz}

 

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

More in Vitória da Conquista

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba