Connect with us

portal Condeúba

Bahia

Guajeru: Município se integra ao Consórcio Público de Saúde da região de Brumado

Reunião elegeu o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, como presidente, do Consórcio Regional de Saúde; como vice ficou o prefeito de Dom Basílio, Roberval Meira. Foto: Destaque Bahia.

Na última segunda-feira (10) o prefeito Gil Rocha e a secretária de Saúde, Érica Leal, estiveram em Brumado onde participaram da reunião para aprovação do estatuto e escolha do presidente do Consórcio Público de Saúde, que terá como sede a referida cidade.

O Consorcio Público de Saúde é uma estratégia que o Governo da Bahia buscou para fortalecer a saúde das microrregiões do Estado da Bahia. Nos últimos meses o Prefeito Gil Rocha e secretária municipal de Saúde, juntamente com os representantes dos demais municípios que integram o consórcio, vêm intensificando as discussões a cerca da necessidade de consolidar o Consorcio Publico na região de Brumado.

Com a formação do consórcio Estado destinará 40% dos recursos necessários para o custeio dos serviços ofertados e 60% os municípios consorciados irão fazer um rateio de acordo com a população.  “Isso resultará em melhorias na assistência de média e alta complexidade prestada aos nossos munícipes Guajeruenses, que além de consultas e exames das diversas especialidades, também terão disponíveis leitos de UTI Neonatal e Adulta (que era a única da região sudoeste que ainda não tinha este tipo de serviço) e transporte específico (Onibus) para deslocamento do município de Guajeru até o município Brumado, sede do consórcio”, destacou Érica Leal.

Prefeito Gil Rocha destaca a implantação do Consórcio na região e o seu papel na ampliação dos serviços de saúde oferecidos à população. Foto: Destaque Bahia.

O prefeito Gil Rocha ressalta que “é preciso que cada gestor, com sua equipe, faça um estudo no seu município e veja qual a real necessidade de cada um para que nós não coloquemos serviços que já são oferecidos à população e possamos de fato ampliar a oferta”.

Procedimentos como uma endoscopia, uma colonoscopia, ressonância e tomografia, entre outros, serão oferecidos no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. “Futuramente podermos ampliar estes serviços como uma cirurgia neuro ou cardíaca, tudo dependendo de como irá funcionar o consórcio, na medida que foram surgindo as demandas e necessidades da região”, acrescenta Érica Leal.

Fonte: ASCOM/Governo de Guajeru

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Bahia

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba