Connect with us

portal Condeúba

Ciência e Tecnologia

Eclipse solar poderá ser visto no céu do Brasil

Fenômeno que ocorrerá neste domingo (26) poderá ser acompanhado ao vivo pela internet

O domingo de Carnaval terá um eclipse solar entre 10h e 12h. Nesse período, a Lua passará diante do Sol e projetará a sombra sobre a Terra. Segundo os astrônomos, o eclipse é anular, ou seja, o disco inteiro do Sol será visto atrás da Lua, formando um “anel de fogo”. Mas, no Brasil, a Lua cobrirá o Sol parcialmente.

“Isso acontece quando o eclipse ocorre com a Lua próxima do seu apogeu, ou seja, próxima do ponto da órbita mais distante da Terra”, afirma a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional (ON), instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Ela ressalta que a observação do fenômeno só pode ser feita com instrumentos especiais usados por astrônomos ou com técnica de projeção. “Nunca deve-se olhar diretamente para o Sol nem mesmo com o uso de filme de raios X, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica o olho de modo irreversível”, alerta Josina.

Clique aqui para saber como fazer uma observação segura.

Segundo a pesquisadora do ON, ainda em 2017, haverá um eclipse total do Sol, em 21 de agosto. “Esse fenômeno, porém, será visto no Brasil parcialmente e somente na Região Nordeste, próximo ao horário do por do Sol.”

É possível acompanhar o eclipse deste domingo (26) ao vivo pela internet clicando aqui.

Fonte: Portal Brasil, com informações da MCTIC 

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Ciência e Tecnologia

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba