Connect with us

Portal Condeúba

Condeúba

Dia Internacional da Água: Sem nada para comemorar e muita preocupação!!!

Ontem 5 de junho de 2018, foi comemorado o dia Internacional da Água em vários lugares da terra, porém nós do nordeste Brasileiro e, em especial daqui da região de Condeúba, só temos grandes preocupações com este bem maior, que é a sua escassez. A Superintendência de Regulação da Agência Nacional de Águas – ANA que esteve representada pelos engenheiros Wesley Sousa e Cristiano Zinato. do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas – CBHRC foi representado pela sua Presidente Rita Braga. Os demais convidados todos compareceram na reunião exceto os Ministérios Públicos Federal e Estadual que não mandaram seus representantes, os demais se fizeram presentes como segue:

 INEMA – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia
 EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento representada pelo Engo. Joselito
 DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas
 Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas
 Prefeituras Municipais de Condeúba, estiveram o Prefeito Silvan Baleeiro, os vereadores Silvano dos Santos, Conceição, Nena, Maurilio, Arlindo, Reginaldo. alguns Secretários, Chefes de Setores e a maioria da Sociedade Civil. Cordeiros o Prefeito Delci Luz, os vereadores Fabiano, Gil de Altino, Zé de Leis e Secretários. Piripá o Prefeito Flávio Oliveira, os vereadores Jurandi e Domingos.
 Ministério Público Federal (Procuradoria da República em Vitória da Conquista BA)
 Ministério Público Estadual (Promotoria Regional em Vitória da Conquista)                               A Igreja Católica esteve representada pelo seu Pároco Padre José Silva
 Sociedade em geral – Compareceu em bom numero de pessoas
Data: 05 de junho de 2018 (terça-feira)
Horário: 14h00 às 17h00
Local: Câmara Municipal de Condeúba – Rua Aurora, s/nº,
Bairro Paulo VI – Condeúba BA – Fone: (77) 3445 2174
Pauta da reunião:
1. Apresentação pela ANA sobre o reservatório Champrão e sobre os usos da água
2. Debate sobre as demandas e disponibilidades apresentadas
3. Apresentação pela ANA sobre regras gerais de uso da água do reservatório e sobre a
alocação de água para o período junho/2018 – junho/2019
4. Encaminhamentos pertinentes à proposta de regras de uso
5. Aprovação do Termo de Alocação de Água
Contamos com a participação de todos.
Agência Nacional de Águas – ANA
RODRIGO FLECHA FERREIRA ALVES
Superintendente de Regulação
Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio de Contas
RITA DE CÁSSIA SILVA BRAGA E BRAGA
Presidente.

Pois bem, a reunião aconteceu com toda essa demanda de debates, num entanto nada de concreto e objetivo ficou definido, foi mais uma reunião tipo “jogo de peteca”, que se forma uma roda de jogadores e começa um passa para outro, esse repassa para o próximo, que por sua vez, devolve para o primeiro e assim sucessivamente. Que lamentável!!!

Os Prefeitos dos três municípios de Condeúba, Cordeiros e Piripá bem como toda suas populações estão irmanados para que tome medidas urgentes urgentíssimas com relação ao fornecimento de água da Barragem do Champrão de Condeúba.

A Barragem do Champrão está quase que totalmente assoreada, haja vista, que há mais de 60 anos de construída, ela nunca passou por uma única limpeza neste sentido. A barragem se encontra toda espoliada pela retirada de água e uso sem controle de tudo, são os caminhões pipas, os chacareiros circunvizinhos e outros nas margens das redes de água instaladas pelos municípios.

A Barragem do Champrão está secando dia após dia, não se toma nenhuma decisão objetiva e necessária para conter essa situação de risco eminente que está passando a população destes três municípios Condeúba, Cordeiros e Piripá. Diante de uma situação caótica desta e que ninguém resolve nada, mais uma vez vai sobrar para o povo decidir.

Os Prefeitos dos três municípios se organizam e se escalonam os dias que será fornecido água a cada um e depois estes se comprometem a fazer o mesmo escalonamento racional dentro do seu próprio município. Assim não vamos correr tanto risco de ficar sem água até o final do ano. RACIONAMENTO JÁ!!!   

Fotos: JFC – Reunião no período da tarde na Câmara Municipal

fonte:folhadecondeuba

Continue Reading
You may also like...

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Condeúba

To Top