Connect with us

portal Condeúba

Cordeiros: Macaco é identificado com vírus da Febre Amarela

Um teste de laboratório realizado em amostras colhidas de um macaco encontrado na Tapera do Rochedo, zona rural da cidade Cordeiros, deu positivo para o vírus da febre amarela. Segundo informou uma funcionária da Secretaria de Saúde municipal ao Folha Regional de Condeúba, nenhum caso em humanos foi registrado no município e as ações de vacinação devem se intensificar.

Nos próximos sábados, que é o dia de feira na cidade, será montado um posto para vacinação da população que ainda não foi imunizada, além da vacinação de rotina. A ação é preventiva e não há surto do vírus nem a nível de município, nem a nível de estado, embora algumas cidades que fazem divisa com a Bahia já teve registros de morte de humanos por conta do vírus. O estado de São Paulo, Minas Gerais e Goiás apresenta um número expressivo de casos da Febre Amarela.

Segundo colocou a funcionária da secretaria, “lembrar de orientar também sobre o combate ao vetor (O mosquito). Nada de água parada; caixas descobertas e tudo que possa servir de foco para o mosquito. Também vale ressaltar que o macaco não causa a doença, ele é vítima assim como nós, o transmissor é o mosquito infectado.”

Por enquanto, segundo boletim da SESAB, neste ano de 2017 na Bahia, até o dia 28 de março, foram notificados 16 casos suspeitos em humanos de Febre Amarela em 08 municípios. São eles: Coribe (4), Feira de Santana (1), Ilhéus (1); Itamaraju (2), Itiúba (1), Mucuri (1), Nova Viçosa (1), Teixeira de Freitas (3) e 2 casos com pessoas residentes no estado de Alagoas (que passaram por vários locais na Bahia). Destes, sete casos foram descartados laboratorialmente (Coribe – 4; Mucuri – 1; Teixeira de Freitas – 2) e nove casos permanecem em investigação, aguardando resultados laboratoriais.    inforçacoes folharegionaldecondeuba

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba