Connect with us

Portal Condeúba

Conquista

Conquista sudoeste: Mutirão de Cirurgias atende pacientes do sudoeste baiano

O Mutirão de Cirurgias chegou  a Vitória da Conquista nesta segunda-feira (14) e vai atender até quinta-feira (17) no Centro de Convenções – Glauber Rocha, avenida Brumado, 205, Ibiraquera, das 7h às 17 horas.

Nesta nova etapa, o programa, que é uma iniciativa do governo do Estado, executado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), vai oferecer, além das cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia e colecistectomia, cirurgias de tireoidectomia (para retirada da tireoide) e pediátricas.

Para crianças de 4 anos até 13 anos e 11 serão ofertados procedimentos como amigdalectomia com adenóide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica; retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia).

Os pacientes passarão por consulta com cirurgião e realizarão exames pré-operatórios. Quem for fazer cirurgia de vesícula precisa estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, é necessário levar o exame preventivo atual e o Beta HCG. E todos devem levar exames laboratoriais e outros que possuam, além dos documentos pessoais como cartão do SUS, carteira de identidade e comprovante de residência. Quem for realizar tireoidectomia serão triados na etapa vigente e encaminhados para agendamento de consulta especializada e, em seguida, será marcada a cirurgia.

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no seguinte endereço: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br/. Também, o paciente ou responsável poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento. Caso algum paciente possua exames indicando a necessidade de uma das cirurgias oferecidas pelo programa, mas não esteja com o nome na lista, pode se dirigir ao local do atendimento munido com os exames e os documentos acima relacionados. (Fonte: Secom / BA)

Continue Reading
You may also like...

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Conquista

To Top