Connect with us

portal Condeúba

Condeúba: São João 2017, ” Arraiá Vem Que Tem!!!”

São João 2017 como diz o tema “Vem que tem”. Com certeza tem mesmo. Esse tema foi escolhido através de votação pelas redes sociais feito a pedido da Secretaria de Cultura, no qual concorreram alguns temas, porém esse foi o mais votado, cujo autor é o grande amigo Melks popular “Mequinha”.

VEM7
Pista de dança do forródromo

São João é a maior festa popular que temos no município, superando até mesmo a do nosso Padroeiro Santo Antônio. Neste ano tudo mudou e renasceu do âmago daqueles que pensaram e fizeram a decoração e ornamentação, que foram vários artistas desde artesão, ornamentação, pintura, bordado em suma, a cidade de Condeúba/Junina com o tema deste ano “Vem que Tem”, chamou o povo pra mostrar que aqui tem verdadeiramente artistas gabaritados, como podem se ver a obra prima que ficou nossa cidade.

ab8
Esq. Sec. da Adeministração Toninho de Filó com a esposa e o Prefeito Silvan

Se fossemos dar nomes de todos os que fizeram esse lindo trabalho, com certeza iria ocupar algumas páginas, porém pedimos desculpas e a compreensão de todos para citar apenas alguns nomes chaves deste belo evento que foi concluído a base da boa vontade, colaboração e dedicação de todos. Mas eu destaco o nome do Prefeito Silvan que consultou o Conselho de Cultura e pediu que o mesmo opinasse sobre essa festa.

ab13
Esq. diretor de Cultura Ygor e Mequinha autor do tema “Arraiá vem que tem”.

Conforme combinado aconteceu, O Prefeito deu autonomia ao diretor de Cultura Ygor Roberto, e aqui abro um parêntese para dizer que “Ygor vem desenvolvendo um excelente trabalho diante dessa grande e importantíssima Secretaria”. Assim sendo o diretor Ygor ficou autorizado pelo Prefeito com aval do Conselho de Cultura a contratar preferencialmente os artistas da terra e depois as bandas que cobram preços intermediários e que tocasse forró pé de serra.

VEM12
Jacks Carvalho e sua “quadrilha junina de Caculé”

Destacamos com muita ênfase, àqueles que ficaram com a responsabilidade de pensar e executar suas artes individuais, como os ornamentadores dos ambientes com grande destaque para as professoras Valdecarmem, Marittza, Val Freitas, Fátima e outras. Que muito bem pensado instalaram alguns pufs embaixo das árvores, expôs desde o mais antigo carro de boi, casa feita de adobe contendo fogão a lenha, bacia esmaltada instalada numa mesinha de madeira que era usada para lavar as mãos e o rosto antes das refeições, ferro de passar roupas que era esquentado com brasa.

VEM39
Populares casinhas feitas para expor produtos e artes

Nas populares casinhas foi exposto produtos de fabricação local como biscoitos, cachaça artesanal, além dos produtos do nosso rico artesanato como panelas feitas de barro, escrita no azulejo, bordado etc. Com muita criatividade e seguindo a religiosidade Católica local, foi instalado a réplica de uma Igrejinha.

VEM15
Pintura feita pelo artista Plastico Warley Viana “Vêias”

 Na pintura citamos com muito esmero o artista Plástico Warley popular “Vêias”, já na composição das bandeirolas destacamos a criatividade do artesão Filinto, que fez enormes balões imaginários entre os vãos das bandeirolas, os quais só aparecem através das fotos aéreas.

VEM20
Professor Agnério expondo seu livro, “Condeúba seu povo, sua história”

Estava exposto também a “cultura que registra a cultura”, ou seja, os livros do Professor Agnério Evangelista que esteve presente no evento, Antonio Santana, Dr. Ruy Medeiros entre outros. Faço aqui um registro a parte para as autoridades que estiveram prestigiando este evento Dr. Ruy Medeiros, Prefeito Silvan Baleeiro, a vice-prefeita Mara Rúbia, o Presidente da Câmara Silvano dos Santos e os demais vereadores, além dos deputados Estaduais Ângela Sousa e Luciano Ribeiro.

VEM54
Oclides da Silveira curtindo o São João

Eu tenho dito e cada fez mais estou convicto, que a nossa festa do São João é um verdadeiro encontro da inteligência com a criatividade de vários seguimentos da arte, que desfila pelas ruas da cidade durante quatro dias, para alimentar o anseio da sociedade, principalmente daqueles que moram fora e vem nos visitar nesta época. Parabéns Condeúba e viva São João!!!

 

 

fonte:folhadecondeuba

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba