Connect with us

Portal Condeúba

Condeúba

Condeúba/Olho D’água: Mantendo a tradição da “Carruagem de Bois”, foi realizado hoje 16/6 o VII encontro

Saída do Bar e Mercearia Celestino de “Zé de Dário”, hoje às 08:00 horas deste dia 16 de junho de 2019, foi realizado o VII evento da “Carruagem de Bois”, mantendo assim, uma longa tradição do local e da zona rural em geral. Ao início do evento, o coordenador do evento Clemente Henrique da Silveira popular “Léo”, chamou todos os participantes que fizeram um grande circulo e de mãos dadas proferiram a oração do Pai Nosso. Em  seguida, rumara até o Bar do amigo Almir no Riacho Seco, distante cerca de 5 kms. A carreata é sempre guiada por um carro de som que vem tocando músicas típicas de cavalgadas e vaquejadas.

Ao retornar foi feita a única parada na Mercearia Silveira do amigo Lindauro para dar um pequeno “suéte” ou descanso para os bois. Depois seguiram viagem até o destino final ou ponto de partida. Onde chegaram às 11h30min., e foram recepcionados com uma grande queima de fogos de artifícios, em seguida foi servido uma deliciosa feijoada partilhada pelos organizadores com a arrecadação das inscrições. A carreata é sempre guiada por um carro de som que vem tocando músicas típicas de cavalgadas e vaquejadas.

No município de Condeúba essa tradição tem-se preservado através das amostras de carruagens feitas pelos próprios moradores, como essa aqui hoje, realizada no Olho D’água que vem acontecendo de forma ininterrupta há 7 anos. Hoje compareceram 27 carros de boi

Esses eventos são feitos de forma partilhado entre a comunidade, sem a participação do poder público, realizamos isso porque gostamos e para não deixar a tradição cair no esquecimento e desaparecer, cada participante com um carro de boi pagou uma taxa de R$ 10,00 (dez reais) e ainda tivemos alguns patrocínios individuais. juntamos tudo para custear uma bela feijoada e servir a todos os envolvidos na carruagem.

CURIOSIDADE: Os bois mansos de carro trabalham sempre chamados pelos seus respectivos nomes, então ali podemos constatar em algumas parelhas seus nomes como segue: Rio Preto e Rio Claro, Rio Branco e Rio Claro, Chitado e Mercado, Castanho e Castelo, Listrado e Rosado, Oriente e Horizonte, Montes Claro e Monte Azul, Delicado e Diligente, Panquete e Pancoso, Rio Preto e Rio Pardo, Brasileiro e Marinheiro, Azulão e Rio Claro, Bem feito e Bonito, Bargado e Maiado, Cachoeiro e Estrangeiro, Coração e Estrela, Jardim e Central, Marinheiro e Marquês e Diligente e Delicado, entre tantos outros.

Fotos: JFC

fonte:folha de condeuba

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Condeúba

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba