Connect with us

portal Condeúba

Bahia

Condeúba: Fim das comemorações oficiais das Folias de Santos Reis

Sábado dia 28 de janeiro de 2017, com início às 20 horas na Comunidade do Tamboril foi realizada a festa de encerramento das Folias de Reis daquela localidade. Começaram pela busca da Bandeira e levaram até a Igreja Católica, chegando lá o Terno de Reis do Tamboril cantou o Reis de morador, depois dentro da Igreja foi executado o Reis da Lapinha e depois o de agradecimento.

20170128_211835

Pela ordem foram rezada duas Ladainhas em agradecimento pelas 6 noites que a Companhia de Santos Reis do Tamboril cantaram durante o período da Folia que vai de 1º a 6 de janeiro.

O Terno de Reis do Tamboril tem como líder José Alves Pereira o popular “Zé de Creuza”, que por ser uma Comunidade Quilombola, ela traz um traço todo especial dos cantos de roda e da cadencia musical do candomblé, por isso, essa Companhia de Santos Reis do Tamboril tem um valor histórico muito especial.

Como anfitriã da festa, a Companhia de Santos Reis quilombola do Tamboril trouxe mais três Ternos de Reis, convidados especiais para abrilhantar mais a sua festa.

20170128_220207

Depois das Ladainhas a Companhia de Reis do Tamboril foi para o salão de festas da Associação local e por lá cantou o Reis de morador, agradecimento e uma contradança e assim abriu espaços para as demais convidadas que fizeram a mesma coisa.

20170128_221409

Pela ordem cantaram Tamboril, depois a Turma do Olho D’água que tem como líder Antonio José Pereira que cantaram as 6 noites. Depois veio a Companhia de Reis mesclada de membros do Lajedo e Alegre cujo líder é Atelício José Novais que cantaram 4 noites. Por último, cantou o pessoal do Alegre sob a liderança de Joaquim Alves de Brito que cantaram 3 noites.

Estiveram prestigiando esse grande evento os vereadores Carlito e Nena, muitos foliões de outras Companhias de Reis de toda a região, além de uma verdadeira multidão de pessoas que vieram compartilhar com o Tamboril dessa festa maravilhosa que é a de Santos Reis.

fonte:folhadecondeuba

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Bahia

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba