Connect with us

portal Condeúba

Bahia

Condeúba: A importância de manter a tradição do São João

É de suma importância preservar a cultura do São João através das escolas públicas e colégios municipais. O que não é muito agradável é o incentivo não se sabe de quem de transformar as mesmas em comércios juninos, perdendo – se um pouco o brilhantismo da tradição em nome do capitalismo. Um São João de poucos, onde a maioria dos alunos se tornam excluídos do processo cultural, social e nordestino.

Essa é a educação que promovemos, onde as instituições que deveriam promover cidadania, promovem seus exibições particulares numa competição desigual, dizendo que estamos fazendo um ótimo São João, para quem? Seria essa a melhor maneira de as escolas públicas pedir esmolas sem constrangimento?

Penso que a escola deveria festejar não somente o São João, mas qualquer outra festa com a Comunidade Escolar, como preconiza a nossa LDB – Lei de Diretrizes e Bases que não exclui alunos e pais pobres para atender capricho de outros interesses quais não sejam do seguimento escolar e dos inseridos no processo de Educação.

Esse é o meu pensamento como educador e como cidadão que não coloca o capital como o objetivo final de todas as coisas do interior de uma vivência escolar, pontuou Santana.   fonte:folhadecondeuba

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Bahia

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba