Connect with us

portal Condeúba

Notícias

Comunidade indígena realiza cerimônia cultural de agradecimento

Na noite desta sexta feira (22), na quadra da Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália/BA, foi realizada uma cerimônia cultural de agradecimentos aos Voluntários do Sertão. O vento teve apresentação de danças e músicas tradicionais e degustação de comidas típicas.

No final, DORINHO, Coordenador da ONG Voluntários do Sertão, foi convidado ao cento, em um círculo de indígenas, as homenagens foram prestadas com cânticos e danças tradicionais, pedindo aos ancestrais benção, saúde e felicidades ao coordenador e todos os voluntários, pela grandiosa ação de saúde e cidadania realizada para os povos indígenas e população cabraliense. Momento em que pinturas tradicionais foi feita em seu corpo e colocado sobre sua cabeça um cocar, símbolo mais alto dos povos indígenas, batizando como membro do Povo Pataxó.

 

DORINHO, agradeceu a recepção dos indígenas e disse que esse momento ficará marcada em sua vida, pois todos os voluntários aprenderam muito com os indígenas, com sua forma simples de ser.

Jerry Matalawê, Coordenador do Distrito Sanitário Indígena da Bahia – DSEI/BA/SESAI/MS, agradeceu DORINHO e a todos os voluntários, por entenderem e se sensibilizar com a causa da saúde indígena.

Vereador Cacique Aruã, parabenizou a ONG Voluntários do Sertão, na pessoa do coordenador Dorinho, a SESAI na pessoa de Jerry Matalawê e Prefeitura de Cabrália, na pessoa do prefeito Jorge Monteiro Pontes, pela importante ação de saúde que trouxe aos cabraliense uma oportunidade de cuidar melhor da saúde com serviços de qualidade.

 

Maria D’Ajuda Guedes Santos, Presidente do Conselho Local de Saúde do Polo Base SESAI de Porto Seguro, agradeceu todos caciques, lideranças, professores, agentes e profissionais de saúde indígena, pelo empenho e mobilização dos pacientes em suas respectivas comunidades para atendimento de saúde. Finalizou dando o seu muito obrigado a todos os Voluntários do Sertão, pela ação de saúde e cidadania para aqueles que mais precisam.

O relatório de atividade apresentado pela ONG Voluntários do Sertão, somam o número de 40.450 (quarenta mil e quatrocentos e cinquenta) atendimentos e procedimentos médicos e de serviços de cidadania, 87% são moradores de Cabrália, pessoas de 61 municípios compareceram e foram atendidos no Mutirão Voluntários do Sertão.

PARABÉNS A TODOS OS VOLUNTÁRIOS INDÍGENAS E CABRALIENSE por ajudar nessa ação tão grandiosa e importante para os nosso munícipes.

 

Por Kahú Pataxó.

fonte:cabralia.ba.gov.br/

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Notícias

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba