Connect with us

portal Condeúba

Caculé: I Jornada Ambiental discute a preservação do Rio do Antônio e o compromisso com o Meio Ambiente

Apresentação de abertura feita por membros da Pastoral da Juventude. Foto: Aloísio Costa.

Foi realizada em Caculé, na manhã do último domingo (09), a I Jornada Ambiental, evento que trouxe para discussão e debate social a preservação do Rio do Antônio e o compromisso da sociedade com o Meio Ambiente. O evento foi resultado do convite feito pela Cáritas aos representantes do órgão em Caculé, como o Grupo de Mulheres Camponeses e o Clube de Mães, para que fossem realizadas no município ações que tivessem como foco questões ambientais, tendo como parâmetros as últimas Campanhas da Fraternidade e que a exemplo deste ano traz o tema: Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida

Evento chama a atenção para a implantação de ações de preservação do Meio Ambiente. Foto: Aloísio Costa.

A I Jornada Ambiental de Caculé teve início na Praça Getúlio Vargas (Posto União) com a mística de abertura com apresentação feita por membros da Pastoral da Juventude e em seguida um breve pronunciamento do Pe. Reinaldo Reis conduzindo reflexões à cerca da temática apresentada pelo evento. Cerca de 200 pessoas que participaram do ato seguiram em caminhada pela Av. Cônego Miguel Monteiro em direção ao Rio do Antônio no trecho urbano próximo à Lagoa Manoel Caculé.

Membro da comissão organizadora do evento e representante da CASA – Centro de Agroecologia do Semiárido, em Guanambi, Isaac Souza destacou a importância da I Jornada Ambiental de Caculé e ressaltou que “o nosso intuito é atrair um olhar especial para o rio. É um grito de defesa ao rio para que sejam elaboradas ações que possam viabilizar a melhoria no rio, se tratando da disposição de esgoto e lixo, por exemplo, e também a revitalização de áreas degradadas de APP (Área de Preservação Permanente)”. Isaac acrescentou que a Jornada Ambiental pretende ser um evento contínuo e que outras edições serão realizadas nos próximos anos dando continuidade aos propósitos estabelecidos nesta primeira edição.

Isaac Souza, membro da comissão organizadora do evento e representante da CASA – Centro de Agroecologia do Semiárido, em Guanambi. Foto: Aloísio Costa.

Gilmar Teixeira destacou a importância da participação da sociedade e de entidades de classe, juntamente com o governo, na implantação de ações voltadas para a preservação do Meio Ambiente. Foto: Aloísio Costa.

Também esteve presente no evento o Coordenador Geral da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Caetité, Gilmar Teixeira. Em um dos momentos de sua fala Gilmar alertou sobre a importância de ações de conscientização como a que está sendo realizada e chamou a atenção para a importância da participação da sociedade e do poder público para que as ações propostas sejam efetivamente colocadas em prática e que não “fiquem somete no papel”, destacando a importância da construção do Plano de Saneamento Básico do município que deve ser “construído” com a participação popular e de representantes de classe. Segundo Irineu dos Santos Barbosa, secretário municipal do Desenvolvimento, da Agricultura e do Meio Ambiente, que também participou do evento, o referido Plano de Saneamento Básico do município já foi elaborado e aprovado, aguardando somente a liberação de verba para ser executado.

Mudas de árvores foram plantadas às margens do rio como ato simbólico do evento. Foto: Aloísio Costa

.

Dentro da programação do evento também estava previsto a Pegada Ecológica com o plantio de algumas mudas de árvores nativas da região às margens do Rio do Antônio. O ato foi finalizado com a leitura da Carta Oficial da I Jornada Ambiental de Caculé que será usada como documento de divulgação e promoção da Jornada pelos meios de comunicação locais e regionais de modo a atingir o maior número possível de pessoas. Isaac Souza ressaltou que o objetivo dos organizadores é que este documento seja encaminhado à Câmara de Vereadores e lido e discutido em plenário.

fonte:informecidade

 

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba