Connect with us

portal Condeúba

Bahia

Bom Jesus da Lapa recebe curso de manejo de irrigação da ANA

A sede da 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Bom Jesus da Lapa, no Médio São Francisco baiano, recebeu um curso de manejo de irrigação. A ação foi realizada graças a uma parceria com o Instituto de Pesquisa e Inovação da Agricultura Irrigada (Inovagri) e contou com a participação de irrigantes e técnicos da própria Codevasf. A aula de campo aconteceu no Projeto Formoso, perímetro público irrigado pela Companhia. O curso é fruto de uma iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA), que contratou o Inovagri para realizar as atividades em diversos locais do país. O objetivo é capacitar técnicos e irrigantes para que possam aprender como irrigar de maneira correta e passar adiante, como multiplicadores. Em Bom Jesus da Lapa, município onde está localizado o perímetro de irrigação Formoso, o Instituto contou com a parceria da Codevasf para a realização das atividades.

A realização do curso não representou ônus para a Codevasf, que cedeu o auditório da sede da 2ª Superintendência Regional para a aula e auxiliou na divulgação e mobilização de produtores. O Distrito de Irrigação Formoso também colaborou, cedendo um ônibus para o deslocamento dos participantes para a aula de campo. O curso ‘Manejo de Irrigação: quando, quanto e como irrigar’ foi comandado pela instrutora Débora Costa Camargo, engenheira agrônoma, Mestre em Engenharia Agrícola (irrigação e drenagem), e PHD em Ciência e Engenharia Agrária. Aconteceu nos dias 21 e 22 de julho deste ano, com carga horária total de 16 horas, sendo oito horas de aulas teóricas e outras oito de aulas práticas.

Participaram das atividades 30 pessoas, entre irrigantes, produtores familiares rurais, agrônomos, técnicos agropecuários, alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), que possui campus no Projeto Formoso, e técnicos da Codevasf. Durante as aulas teóricas, foram avaliados equipamentos e sistemas de irrigação. Nas aulas práticas, com produção de banana e de feijão, os participantes acompanharam a instalação de uma bateria de tensiômetros e do equipamento irrigás. Também acompanharam medições e avaliação de aplicação de água, distribuição de pressão e uniformidade da vazão em diferentes sistemas de irrigação e aprenderam sobre o manejo da água via solo.

A aula de campo aconteceu no Projeto Formoso, perímetro público irrigado pela Codevasf.

    fonte:sertaohoje.com.br/

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Bahia

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba