Connect with us

portal Condeúba

Bahia

Associação da Lagoa das Cacimbas município de Malhada de Pedras, paticipa da 39º Romaria na cidade de Bom Jesus da Lapa

Durante os dias 02 e 03 de julho, a equipe da associação de Lagoa das Cacimbas, participou da 39º Romaria da Terra e das Águas na cidade de Bom Jesus da Lapa, com o tema central: ”Cuidar da Casa Comum, Conversão Ecológica”.

O evento proporcionou para os participantes um grande aprendizado, onde todos voltaram cheios de animação para colaborar com a formação das bases comunitárias.

Ao final da grande plenária foi feito um documento que será enviado para a câmera dos deputados e demais autoridades.

 

 

Segue abaixo o trecho do documento!
 
Terra e Território – Está acontecendo no País uma ofensiva sobre os bens da natureza e os territórios camponeses, dos povos e comunidades tradicionais, conduzida pelas empresas do agro-hidronegócio, da mineração e da energia, com apoio direto do Executivo, do Legislativo e do Judiciário e da mídia empresarial. O resultado é a retirada de direitos sociais, uma crise ambiental sem precedentes e uma crise política representada em parte pelo Golpe de Estado em curso, que aponta para uma profunda reforma política. Diante deste quadro, é necessário retomar as lutas e resistências através do trabalho de base, da produção de alimentos saudáveis, da formação e conscientização da sociedade, para enfrentar inclusive os processos de criminalização das lutas, lideranças e movimentos sociais.
Fé e Política – Indignados e indignadas com a política partidária, queremos viver a fé no Bom Jesus e no seu/nosso Projeto de Vida, fé que é coragem diante dos desafios, sendo luz, sal e fermento, que incomodam e desacomodam. Dedicaremos apenas 5% de nós à política partidária para elegermos os melhores candidatos e dedicaremos 95% do nosso tempo na Política entendida como busca pelo comum, participando de lutas concretas por direitos sociais – terra, moradia, territórios, meio ambiente – ao lado dos injustiçados e injustiçadas.
Rio São Francisco – Com outras quatro bacias hidrográficas da Bahia representadas (Paraguaçu, Pardo, de Contas e Jiquiriçá), o eixo das discussões foi o saneamento, urgente necessidade, direito e dever do Estado, para salvar nossas águas e toda a vida. A lei 11.445/2007 define o saneamento como abastecimento de água, manejo de águas pluviais, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e controle de vetores de doenças (como a dengue, zika e chikungunya). O compromisso assumido vai cobrar a concretização dos Planos Municipais de Saneamento até 2017, último prazo legal.
Crianças – Com o tema “A vida do planeta depende das crianças e dos adultos”, elas identificaram as coisas boas que existem em nossa casa comum e nos fazem felizes, as que não podem mais existir porque causam doenças e tristezas e aquelas que as crianças podem fazer para salvar nossa casa comum.
Juventude – As Pastorais da Juventude – PJ e PJMP – discutiram o tema “Juventude na casa comum: o cuidado com a vida, a terra e as águas”. O compromisso firmado foi o da participação e engajamento dos jovens nos espaços políticos e sociais para transformá-los a partir de dentro, descontaminando-os da Cultura da Morte em todas as suas formas, para um Bem Viver coletivo e sustentável de fato.
      fonte:associacaolagoadascacimbas
Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Bahia

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba