Connect with us

portal Condeúba

Assista ao vivo o eclipse solar total desta segunda – feira

A grande hora está chegando! Visível de forma total nos EUA e parcialmente nas regiões norte e nordeste do Brasil, esse eclipse solar marcará o fim da tarde desta segunda-feira, 21 de Agosto. Lembre-se de nunca olhar diretamente para o Sol, principalmente usando um telescópio. Você pode causar sérios danos a sua visão.

O eclipse será visível de forma excelente nos EUA, porém, aqui no Brasil – em alguns locais – essa visibilidade será um tanto ruim (poucos locais ainda terão uma visualização razoável). Primeiramente porque no momento em que o eclipse começar a acontecer para nós aqui, será próximo ao pôr do sol, o que não é favorável para observação. E segundo, a porcentagem do eclipse, em grande parte das cidades, é mínima, sem contar que apenas pessoas nas regiões Norte e Nordeste poderão ver alguma coisa.

Esta aqui é uma lista de algumas cidades que o fenômeno será visível e suas respectivas porcentagens de visualização: Brasília (2%), Rio Branco/AC (0,4%), Macapá/AP (40,9%), Salvador/BA (12,6%), Maceió/AL (23,5%), Manaus/AM (21,1%), Goiânia/GO (0,5%), Palmas/TO (13,5%), João Pessoa/PB (32%), Teresina/PI (32,4%), Natal/RN (36,1%). Lembrando que lugares próximos terão porcentagens semelhantes.

Infelizmente, como vimos, o eclipse não será de boa visualização. Porém, o Slooh (projeto de transmissão de eventos astronômicos) fará uma transmissão ao vivo dos melhores lugares de observação. Essa live está prevista para começar às 12h (horário de Brasília), e você pode assistir no play logo abaixo.

Vale ressaltar que, se tempo cooperar, nossa página irá postar fotos do eclipse no momento que ele começar em nossa região, onde será possível ver o Sol apenas 14% eclipsado. Você também poderá mandar fotos que você tirou lá em nosso inbox.

Assista também no canal oficial da NASA:

fonte:misteriosdoespaco

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba