Connect with us

Portal Condeúba

Sem categoria

Anatel entrega kits de TV digital em Vitória e no Rio de Janeiro

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, entregou hoje (26), em Vitória, kits de TV digital para famílias cadastradas em programas sociais. Amanhã (27), a ação ocorre no Rio de Janeiro. O desligamento do sinal analógico nos municípios está previsto para ocorrer no dia 25 de outubro.

Para a transição, as famílias de baixa renda ou cadastradas nos programas sociais do governo federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros, têm direito a um kit gratuito. Para receber o kit (conversor, antena e controle remoto), é preciso agendar um pedido pelo site do Seja Digital, ou pelo número 147, e retirar nos pontos de entrega.

No total, serão distribuídos cerca de 174 mil kits na capital do Espírito Santo e cerca de 1,2 milhão no Rio de Janeiro.

As residências que utilizam televisão com antenas parabólicas ou TV a cabo não sentirão nenhuma alteração e não será preciso fazer a adaptação com conversor. Além disso, todos os aparelhos de TV fabricados a partir de 2010 têm o conversor digital embutido, o que dispensa a necessidade de aquisição do equipamento.

Com o desligamento do sinal, as emissoras de TV aberta transmitirão apenas no sistema digital e deverão apresentar, durante o período de 30 dias, informações na tela sobre o fim das transmissões analógicas.

Cronograma de desligamento

Amanhã, o sinal analógico será desligado em Fortaleza (CE) e Salvador (BA), além de outras cidades cearenses e baianas. De acordo com o cronograma, depois de Rio de Janeiro e Vitória, no dia 25 de outubro, a previsão é que o sinal seja desligado em Belo Horizonte e região metropolitana, em 8 de novembro. Em Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e Vale do Paraíba, no interior paulista, o desligamento do sinal está previsto para 29 de novembro.

Para o desligamento do sinal analógico, é necessário um percentual mínimo de 90% de domicílios com sinal digital, considerando uma margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo.

Pesquisa Ibope divulgada pelo Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), em agosto, mostrou que 63% dos domicílios da cidade do Rio de Janeiro e 70% dos de Vitória, incluindo os municípios próximos, já têm televisores com recepção para o sinal digital.

O sinal analógico da TV já foi desligado em Rio Verde (GO), Distrito Federal, São Paulo, Goiânia e Recife. Com o desligamento, será liberada a faixa dos 700 MHz para uso do sistema da internet 4G, que é uma das tecnologias da telefonia móvel.  fonte:agenciabrasil

Continue Reading
You may also like...

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Sem categoria

To Top