Connect with us

portal Condeúba

Bahia

A cultura da capoeira como referência de moda – Por Luiza Barbosa

Olá! Para quem não me conhece, vou me apresentar e falar um pouco sobre mim e o que irei proporcionar a vocês com esse lugarzinho para expandir o universo da moda.

Sou Luiza Barbosa, tenho 19 anos. Natural de Caculé-BA, porém, morei em Vitória da Conquista-BA, para obter o grau de Tecnóloga do Curso Superior de Design de Moda. No qual, eu sou completamente apaixonada e estou aqui para dividir essa paixão com vocês. E por falar em paixão, vou contar como surgiu a ideia de falar sobre a capoeira, em que participo ativamente há oito anos, em meu Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, que teve como finalidade um desfile com peças autorias.

Desde que entrei no curso, sempre tive o sonho de englobar essas duas paixões em apenas uma. Mas, não fazia a mínima ideia de como fazer isso. Então, ao decorrer do curso, surgiram oportunidades de agregar o meu conhecimento sobre a capoeira para dentro da moda. De princípio, fiz estampas com a orientação da talentosíssima Rogéria Marciel, em suas aulas de estamparia. Depois, surgiram mais ideias sobre as cores nas quais eu usaria na coleção, dos croquis que seriam desenhados, dos tecidos que cairiam bem para a confecção das peças, de como seria planejado o editorial, qual a trilha sonora que seria usada no desfile e foi assim que a correria para a realização de um sonho começou.

Muitos não sabem, mas, por trás de uma coleção de moda, há uma enorme pesquisa que requer tempo e dedicação. E foi isso que fiz. Foram muitos meses de tensão e medo, mas que no fim trouxe um ar de pureza e satisfação.

Vou mostrar a vocês um pouco do trabalho produzido durante esse processo. Primeiramente, houve estudos sobre o tema e a partir daí foram criados croquis com inspirações nas pesquisas e na vivência pessoal da mesma. De todos os croquis elaborados, foram escolhidos oito deles para a confecção, que contém um look conceitual e sete looks comerciais. As imagens (01,02, 03, 04) abaixo, são alguns dos croquis feitos para a confecção das peças da coleção Dendê Capo Afro:

Figura 01, 02, 03 e 04: Croquis da coleção Dendê Capo Afro, por Luiza Barbosa.

Um breve release para que possam compreender de onde foi retirada a inspiração e a referência para a criação e execução da coleção final:A coleção Dendê Capo Afro traz como inspiração a cultura da capoeira, na qual engloba várias outras culturas distintas, tais como a afro-brasileira indígena. Que serviu de referência inspirativa para o grupo de capoeira pelo qual foi retirado elementos simbólicos que ajudaram na criação e produção das peças. Tais peças essas, que se encontram estampas autorias da estilista e tecidos confortáveis, com cores quentes e alegres. Para complementar a coleção foram usados acessórios feitos também pela estilista com inspiração nos elementos representativos que envolvem as manifestações da capoeira. Sendo os brincos de penas, colares, pulseiras, bandanas, turbantes, estampas étnicas, roupas com modelagens amplas, justas, exclusivas e descoladas. Os modelos que embelezarão ainda mais as peças serão de belezas exóticas em suas diferentes etnias e estilos. E para abrilhantar o desfile terá como trilha sonora a música Serpente Negra da Banda Reflexus, que será interpretada pela Mestra de capoeira Alessandra Guerreira, e acompanhada pelo toque dos atabaques.Fiquem agora com as fotos do editorial da coleção Dendê Capo Afro, por Luiza Barbosa:

Foto: Luiza Barbosa
Foto: Luiza Barbosa
Foto: Luiza Barbosa
Foto: Luiza Barbosa
Foto: Luiza Barbosa

Por fim, gostaria de agradecer ao meu grupo, a Associação de Capoeira Alessandra Guerreira, por terem sido a minha inspiração principal. E agradecer a Deus por todas conquistas realizadas até agora, e que Ele possa proporcionar muitas mais vitórias pela frente.

Então, é isso galera. Fico por aqui e até a próxima.

Ah, não pensem que eu iria sair sem deixar vocês com um pouco de curiosidade para os próximos posts, rs. Esse post, foi para me apresentar e mostrar o meu trabalho a vocês. Mas, ainda está por vim muitas novidades bombásticas, com dicas sobre roupas, cores, tendências, customizações, acessórios, etc.

E lembrem-se, a moda vai muito além de apenas se vestir!

Beijos!

 

Luiza Barbosa

 

Fonte: Acervo da autora (2017).
Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More in Bahia

To Top
seja bem vindo no watzap do portal condeuba