Connect with us

Portal Condeúba

Mortugaba

07 de Setembro: Mortugaba comemorou o aniversário de 196 anos da Independência do Brasil

O Governo de Mortugaba, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e em parceria com as equipes das unidades escolares que integram a rede municipal de ensino, realizaram na tarde de sexta-feira (07), um belíssimo desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil. Com o tema “Educação deixa marcas e faz história”, o desfile foi coordenado pela Secretária de Educação Elite Cerqueira, pelo Coordenador de Cultura Paulo Sérgio Nogueira, com a ajuda dos diretores, vice-diretores e professores das unidades de ensino. Coube à prefeita Rita de Cássia fazer a abertura oficial do Desfile Cívico, ocasião em que ela agradeceu a presença de todos, o empenho dos envolvidos na sua realização e destacou que o desfile estava comemorando os 196 anos da independência do Brasil de Portugal.

O Desfile da Independência contou com a participação especial da Fanfarra Mortugabense (FANMOR), criada em 2011 na primeira gestão da atual prefeita Rita de Cássia. Coordenada pelo professor Mogli Andrade, a FANMOR foi um dos destaque do evento, sendo bastante aplaudida pelo público presente. Destaque também para os símbolos das armas nacionais, que representaram a glória, honra e nobreza do Brasil e foram produzidos pela artesã e professora Kátia.

 

Cada unidade que participou do desfile abordou um tema relacionado ao central, sempre trazendo algum destaque especial. O Colégio Ministro destacou o aluno Maicon Pinheiro, vencedor do Projeto de Leitura do escritor Lair Ribeiro e que conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Já a Escola Juscelino Kubitscheck deu ênfase ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), realizado em parceria com a Polícia Militar. A Escola Décio Carvalho abordou o tema “Valores éticos e morais”.

O Colégio Dom Homero deu ênfase à cultura de Mortugaba, prestando uma homenagem surpresa ao coordenador de cultura e cineasta local Paulo Sérgio Nogueira. Em seu carro alegórico os alunos destacaram os 12 filmes produzidos por ele, que vem ganhando cada vez mais repercussão no cenário nacional e nas mídias sociais. Já o Colégio João Alves de Macedo deu destaque para o São João de Mortugaba, considerado um dos melhores da região. Destaque para a participação do cantor Helber David, que foi o primeiro a montar uma banda de forró em Mortugaba. Destaque também para a Banda Rancho do Forró, que animou o desfile do Grupo SATI (Serviço de Assistência da Terceira Idade). O desfile contou ainda com as participações da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (SINTRAF), Filarmônica de Janaúba, Creche Mundo Colorido, Escola Infantil Pró Leu, entre outras unidades de ensino.

Falando com a reportagem do Jornal Tribuna do Sertão/Site Sertão Hoje, a prefeita Rita de Cássia enfatizou que o Brasil está passando por um momento muito difícil, em que as instituições e a classe política estão muito desacreditadas, mas que o povo não pode perder a esperança. “Queremos e precisamos despertar em nossos jovens e adolescentes, o espírito cívico, a cidadania, que é muito importante. Nada melhor do que fazer isso numa data como essa. Fiquei muito feliz de ver esse desfile, de ver as pessoas participando e de ver como o povo de Mortugaba é talentoso, caprichoso, dedicado, que fazem as coisas com amor”, afirmou a prefeita.

A Secretaria de Educação Elite Cerqueiratambém falou com a nossa reportagem.“Não podemos perder esse patriotismo, porque além de ser muito bonito de se ver, estamos propondo também uma reflexão e marcando a história da nossa cidade. É difícil fazer esse desfile, mas eu tenho uma equipe maravilhosa, muito boa, que ajuda mesmo e é por isso que a gente consegue. Eu achei tudo muito lindo, perfeito e que as escolas conseguiram atingir todos os objetivos propostos com muito brilhantismo e muita perfeição”, afirmou Elite Cerqueira.

veja as fotos

fonte:sertaohoje

Continue Reading
You may also like...

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

More in Mortugaba

To Top