Connect with us

Portal Condeúba

Mortugaba

07 de Setembro: Mortugaba comemorou o aniversário de 196 anos da Independência do Brasil

O Governo de Mortugaba, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e em parceria com as equipes das unidades escolares que integram a rede municipal de ensino, realizaram na tarde de sexta-feira (07), um belíssimo desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil. Com o tema “Educação deixa marcas e faz história”, o desfile foi coordenado pela Secretária de Educação Elite Cerqueira, pelo Coordenador de Cultura Paulo Sérgio Nogueira, com a ajuda dos diretores, vice-diretores e professores das unidades de ensino. Coube à prefeita Rita de Cássia fazer a abertura oficial do Desfile Cívico, ocasião em que ela agradeceu a presença de todos, o empenho dos envolvidos na sua realização e destacou que o desfile estava comemorando os 196 anos da independência do Brasil de Portugal.

O Desfile da Independência contou com a participação especial da Fanfarra Mortugabense (FANMOR), criada em 2011 na primeira gestão da atual prefeita Rita de Cássia. Coordenada pelo professor Mogli Andrade, a FANMOR foi um dos destaque do evento, sendo bastante aplaudida pelo público presente. Destaque também para os símbolos das armas nacionais, que representaram a glória, honra e nobreza do Brasil e foram produzidos pela artesã e professora Kátia.

 

Cada unidade que participou do desfile abordou um tema relacionado ao central, sempre trazendo algum destaque especial. O Colégio Ministro destacou o aluno Maicon Pinheiro, vencedor do Projeto de Leitura do escritor Lair Ribeiro e que conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Já a Escola Juscelino Kubitscheck deu ênfase ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), realizado em parceria com a Polícia Militar. A Escola Décio Carvalho abordou o tema “Valores éticos e morais”.

O Colégio Dom Homero deu ênfase à cultura de Mortugaba, prestando uma homenagem surpresa ao coordenador de cultura e cineasta local Paulo Sérgio Nogueira. Em seu carro alegórico os alunos destacaram os 12 filmes produzidos por ele, que vem ganhando cada vez mais repercussão no cenário nacional e nas mídias sociais. Já o Colégio João Alves de Macedo deu destaque para o São João de Mortugaba, considerado um dos melhores da região. Destaque para a participação do cantor Helber David, que foi o primeiro a montar uma banda de forró em Mortugaba. Destaque também para a Banda Rancho do Forró, que animou o desfile do Grupo SATI (Serviço de Assistência da Terceira Idade). O desfile contou ainda com as participações da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (SINTRAF), Filarmônica de Janaúba, Creche Mundo Colorido, Escola Infantil Pró Leu, entre outras unidades de ensino.

Falando com a reportagem do Jornal Tribuna do Sertão/Site Sertão Hoje, a prefeita Rita de Cássia enfatizou que o Brasil está passando por um momento muito difícil, em que as instituições e a classe política estão muito desacreditadas, mas que o povo não pode perder a esperança. “Queremos e precisamos despertar em nossos jovens e adolescentes, o espírito cívico, a cidadania, que é muito importante. Nada melhor do que fazer isso numa data como essa. Fiquei muito feliz de ver esse desfile, de ver as pessoas participando e de ver como o povo de Mortugaba é talentoso, caprichoso, dedicado, que fazem as coisas com amor”, afirmou a prefeita.

A Secretaria de Educação Elite Cerqueiratambém falou com a nossa reportagem.“Não podemos perder esse patriotismo, porque além de ser muito bonito de se ver, estamos propondo também uma reflexão e marcando a história da nossa cidade. É difícil fazer esse desfile, mas eu tenho uma equipe maravilhosa, muito boa, que ajuda mesmo e é por isso que a gente consegue. Eu achei tudo muito lindo, perfeito e que as escolas conseguiram atingir todos os objetivos propostos com muito brilhantismo e muita perfeição”, afirmou Elite Cerqueira.

veja as fotos

fonte:sertaohoje

Continue Reading
You may also like...

Deixe seu comentário

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

More in Mortugaba

To Top